Resenha BOOKTOUR - O Penhasco - Carine Raposo


O PenhascoAutora: Carine Raposo
Editora: Cadmo
Ano: 2014
Páginas: 304
Sinopse: Liza pensou que a viagem a Los Angeles seria apenas a celebração do seu aniversário. Nunca imaginou acordar no meio da noite em um Penhasco, com um homem misterioso que parecia se mover como o vento, cujos olhos hipnotizantes destacavam-se na escuridão. Tudo no estranho gritava perigo. E tudo em Liza dizia que valeria a pena se arriscar. Esse encontro traria algo inesperado. Ainda assim, o lugar alto, o som do oceano e a árvore pareciam um sonho, e ele, fruto da sua imaginação. Até que ela acordou e o viu. Ele se espreitava no breu, no canto do quarto daquele hotel. Tentou chamá-lo, mas ele desapareceu. Somente quando o sol entrou pelas cortinas, Liza se deu conta: a cama de seus pais estava vazia. - Saraiva


"O Penhasco" chegou as minhas pelo BookTour do Clube dos Amigos Leitores, uma iniciativa muito legal feita em parceria com autores e editoras para divulgar os títulos além promover uma integração entre os membros. Eu conheci o livro pelo facebook da autora antes mesmo dele entrar para o projeto e sempre me chamou muito atenção. Toda essa aura de mistério, suspense, romance,óbvio, foi ótimo chamariz mas confesso que o motivo por trás disso tudo me deixou um pouco apreensiva! Eu sou apaixonada por ficção  fantástica e esse universo meio louco e tudo mas esse tipo de "sobrenatural" me incomoda um pouco. Foi o primeiro que li nesse sentido, com esses seres e foi bem surpreendente, o modo como o tema foi abordado sem interferir ou entrar muito no quesito crenças conta muitos pontos positivos.

A escrita flui muito fácil, sem que você se perca nos flashbacks e, atribuo isso, as narrativas individuais. Cada personagem tem o seu "momento", o que é ótimo já podemos entender/ver a história se desenrolando seguindo a visão de cada um. A Carine fez um ótimo trabalho com essa divisão, não fica "embolado" na nossa cabeça além de ser muito mais dinâmico do que a narração apenas pela protagonista.

Falando nela, a nossa pequena Liza tinha tudo para ser o tipo de mocinha que me irrita - aquela que tudo de ruim só acontece na vida dela, enquanto isso ela ta sentada no quarto chorando ao invés de correr atrás de algo que possa mudar isso - mas pelo contrário! Eu consegui perceber o crescimento da protagonista, que mesmo com tudo desmoronando ao seu redor ainda conseguia pensar na sua irmã, seus amigos e, principalmente, no seu grande amor. Liza fez algumas besteiras ao meu ver? Fez. Teve atitudes que me irritaram? Sim! Mas, ao final do livro, quando tudo começa a se encaixar, que percebemos que estava tudo conectado, que nada foi por mero acaso.


Uma coisa que me incomodou um pouco foi esse amor incondicional da Liza pelo Nate. Como assim? Ela sonhou com ele algumas vezes e já o ama loucamente? Perdão as românticas de plantão mas eu tenho alguns problemas pra aceitar isso! Mas entendo o lado da Liza, Nate é um cara incrível e dispostos a tudo por ela, o verdadeiro príncipe proibido. O amor dos dois é forte o suficiente para sobreviver a todos os conflitos.  Na metade do livro eu já tinha aceitado esse amor incondicional  e já estava shippando o casal haha

O livro é cheio de mistérios e clímax, eu já me tremia toda esperando qual seria o próximo segredo ou próximo passo dos nossos vilões! Um dos tópicos que eu mais gostei são os cenários: o Penhasco em si , na minha imaginação, é uma das coisas mais lindas e eu fiquei torcendo para que fosse real ( Carine, se você se inspirou em um lugar real me diga o nome por favor! Preciso visitar. Obrigada). Alias, todos os locais são maravilhosos até mesmo o cemitério que é onde ocorre o ponto alto do livro, aquele momento que você prende a respiração e pensa "ai misericórdia!Como assim?".

Se  eu pudesse dar uma nota de 0 a 10 para esse livro, seria nota 8! É um livro muito bom, muito bem escrito, diagramação bonitinha,certinha mas que não me prendeu na história tanto quanto eu estava esperando. "O Penhasco" é o primeiro nacional do gênero que eu leio, achei bem interessante e acho que merece mais divulgação, assim como vários outros nacionais.

Agora é só esperar pelo segundo volume!

Beijos :*

Cah

Nenhum comentário:

Postar um comentário