Possuída Pela Paixão - Tony Novaes

Possuída Pela Paixão
Inspirado em fatos reais da vida moderna, Possuída Pela Paixão aborda de uma forma romântica, com pitadas de humor, inúmeras questões relacionadas a crenças, desejos reprimidos, paixão e destino. Prestes a se casar com o filho do líder religioso mais influente do Brasil, a jovem e recém pastora Ester se apaixona por Henrique, um paciente de uma clinica para dependentes químicos no Rio de Janeiro, onde ela trabalha como voluntária. Pensamentos e desejos proibidos com esse belo homem a fazem acreditar piamente que sua paixão nada mais é do que forças ocultas invadindo seu coração, por isso tenta libertar-se de todas as formas possíveis do sentimento avassalador que a domina. Sentindo-se derrotada consigo mesma, Ester decide abandonar o trabalho e voltar para a sua vida perfeita, mas descobre que Henrique corre risco de morte. E por ironia do destino um terrível segredo que pode salvá-lo cai nas suas mãos, deixando-a no maior dilema da sua vida. - Skoob 
“Possuída Pela Paixão” chegou até mim de um modo, digamos que, inusitado mas que me deixou muito, muito feliz! O querido Tony, idealizador dessa história de amor, me encontrou no Skoob (obrigada destino!) e perguntou se eu estaria interessada em conhecer sua obra. Eu, obviamente, aceitei!Preciso confessar que leio/conheço poucas obras nacionais, então foi mais um motivo para aceitar a oferta. Tenho até que pedir desculpas ao Tony, por demorar tanto para ler e comentar sobre sua história. Perdão querido!

Vamos lá!

A história é sobre, basicamente, o amor impossível de Ester e Henrique e tudo que eles tem que enfrentar para, finalmente, ficarem juntos. É aquela história de “os opostos se atraem”, e olha, eles são beeem opostos! Ester foi criada dentro da igreja, seus pais são um dos maiores líderes evangélicos do Brasil. Sim, esse livro fala sobre religião e coisas relacionadas a ela, seja a conduta de seus líderes, seguidores e etc... Mas uma forma “tranquila”, eu diria.

A história em si é realmente boa, tem potencial pra crescer, mas eu acho que existem alguns pontos que (no meu ponto de vista) precisam ser aprofundados para “completar” o enredo. Como:


Abordar mais sobre a relação da Ester com o pai, como ela foi criada, tudo que passou etc. Quando eu cheguei no final e me deparei com os relatos dela sobre a infância e a relação com o pai, eu, realmente, mergulhei na história talvez por me identificar em alguns pontos ou até por poder conhecer mais profundamente a minha mocinha.

Até essas cenas, a Ester pra mim era apenas a menina que cresceu na igreja, que não “conhecia o mundo” e que,bem, era meio chata! (Qual é, a Ester era quase o clone – um pouquinho melhorado) Quando conheci um pouco do passado da Ester, tudo que ela viveu, passei a entender muito mais suas atitudes!

A mesma coisa aconteceu com o Henrique, senti falta da história dele! De conhecer seu pai, a relação deles etc... Eu não sei vocês, mas eu gosto de me aprofundar nos personagens, de compartilhar histórias de vida parecidas ou não, sentimentos, memórias e por ai vai. Lógico, sem que isso vire uma “enrolação sem limites”, seria uma apresentação curta hahaha

Aaah, tem também a história da Marta e do Jonas (meu ódio eterno) que eu achei um pouco “solto e vago” na história! Eu entendi a participação deles na história e tudo mais, a questão é que, pra mim, a Marta e suas filhas mereciam uma história só delas, dedicada a contar tudo pelo que elas já passaram. Foram temas fortes, mas que realmente merecem ser abordados porque fazem parte da nossa realidade, querendo ou não. E eu acredito que , se tratadas com todo o cuidado e responsabilidade que o tema pede, a história pode e vai abrir os olhos de muitas famílias.

Agora vamos falar das coisas boas né? Não quero ser a chata das resenhas hahaha Me mandem livros sempre, por favor!
  • Meu eterno e declarado amor pela Nanda e pela Tia Naná! Simplesmente LINDAS! Elas são incríveis, e com toda certeza, vai bater aquela “identificação”, seja com a Nanda ou a Naná com aquela tia distante hahahaha. Elas são responsáveis por quebrar a tensão devido aos temas abordados.
  • O crescimento da Ester durante a história! Foi interessante ver esse desenvolvimento de “cachorrinho” para “ dona da minha vida”. Gostei bastante!
  • Mostrar o “outro lado” da religião e seus lideres! Quem disser que é tudo invenção não mora no Brasil, com certeza! Eu poderia fazer uma lista de líderes religiosos que serviram de “inspiração” para os nosso – não tão – queridos personagens!

Se você está pensando que “Possuída Pela Paixão” é um livro bobinho, sobre um romance proibido, estilo “Romeu e Julieta”, está enganado! Se você parar e ler as “entrelinhas”, perceber o fundo da história, vai notar que é muito mais que isso, que muita coisa que construíram em nossas cabeças não é bem desse jeito e, principalmente, o quanto somos manipulados por algumas pessoas. Se você não gosta que mexam, falem ou “misture” religiões eu recomendaria o livro, apenas por causa do romance (mesmo que você, possivelmente, também não vá gostar), agora, se você gosta de uma pitada de realidade nas suas leituras, pode correr e procurar o livro, vai gostar bastante.

É isso ai pessoal! Um beijo no coração!

Até o próximo

ps: Não quis em momento algum ofender ou criticar as igrejas, líderes etc. Isso é apenas uma resenha, é o que eu entendi da história.
Ps²: Caso vocês tenham ou conheçam alguém que queira divulgar seus trabalhos podem entrar em contato comigo. Adoro descobrir e conhecer coisas novas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário